Sigminitcs significa Sigminitcs. Simples assim. Aqui você vai encontrar um pouco de técnica, dicas, discussões e etc. sobre fotografia e vídeo.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Composição...

Janeiro, mês de férias. Milhares de câmeras são sacadas e trilhões de fotos são realizadas.

No fim, decepção por conta de cabeças cortadas, imagens que não transmitem a beleza do objeto retratado, etc, etc, etc.

A composição da imagem é um fator primordial para uma que uma fotografia seja excelente ou um desastre total.

A boa composição permite que você comunique mensagens e emoções por meio das imagens que você captura.

Felizmente, uma boa composição de foto é fácil de ser atingida seguindo algumas orientações simples:

  • a linha de horizonte nunca deve dividir a imagem em duas partes iguais;

  • dar importância suficiente aos elementos dominantes da cena (os fundos são frequentemente esquecidos, ou estão cheios de detalhes inúteis);

  • sempre que se enquadra uma pessoa deve-se deixar mais espaço à frente dos olhos do que atrás da cabeça;

  • um objeto claro chama mais a atenção do que um objeto escuro;

  • um objeto em primeiro plano chama mais a atenção do que outro que fique em segundo plano.

A harmonia da composição de uma imagem é um valor estético e cultural que vem de pesquisas feitas pelos pintores italianos do "quattrocento". Daí podemos tirar algumas regras, também chamadas de regras de ouro.

Lei dos terços

Enquanto você olha através do visor da sua câmera, imagine que há linhas dividindo a imagem em terços, tanto horizontal quanto verticalmente, dividindo sua imagem em nove blocos do mesmo tamanho. Enquadre seu tema em um dos pontos de intersecção em vez de no centro do visor, como mostrado na ilustração a seguir:


As linhas verticais e horizontais que separam a imagem em terços, são as linhas de força dessa imagem e os pontos de intersecção destas linhas são os pontos fortes da imagem. São estas linhas e estes pontos que criam a estrutura da imagem e que orientam o olhar. Pelos pontos fortes da imagem podem passar diagonais que reproduzem as leis da perspectiva. É desaconselhável colocar o assunto principal mesmo no centro do enquadramento (excepto se for um plano fechado - close up). Do mesmo modo, evitar colocar uma linha vertical (árvore) ou horizontal (linha do horizonte) no centro da imagem.

Na imagem do teatro, apesar da foto estar centralizada verticalmente encontramos o fim da escada na linha do terço inferior, as luminárias nas convergências superiores e os olhos da estátua na linha do terço superior.
(foto:
http://www.mulherdesign.com.br/)

Enquadramento

Um enquadramento cauteloso do seu tema pode fazer uma dramática diferença nas suas fotos. Lembre-se: toda foto tem um primeiro plano e um segundo plano, então os utilize juntos para adicionar um elemento interessante à imagem.

Utilize elementos de primeiro plano para enquadrar o tema da sua foto. Elementos de arquitetura trabalham bem (janelas, portas, arcos, etc.), mas você pode encontrar inúmeros elementos interessantes para utilizar no enquadramento de suas fotos. O ponto importante aqui é o tema. Não é muito bom enquadrar seu tema com elementos interessantes se eles obscurecem o tema, fazendo difícil determinar qual deveria ser o tema.

(Foto: http://www.flickr.com/photos/mbukhari/2381499705/)


Recorte visual

Recorte suas fotos visualmente antes de tirá-las. Olhe para os cantos do visor. Você vê coisas que não deveriam estar lá? Você pode remover, ou recortar, esses elementos de suas fotos simplesmente se aproximando de seu tema, dando um zoom nele ou movendo-o dentro do visor. Tente ângulos diferentes. Procure por qualquer coisa que diminuirá o impacto de objetos não desejados em suas fotos.



Ângulo da visualização

Acredite ou não, o melhor ângulo para uma foto não é sempre vertical e diretamente em frente ao tema. Algumas das fotografias mais interessantes são aquelas tiradas de um único ponto de vantagem. Abaixe-se ao nível das flores antes de tirar a foto. Suba numa árvore antes de capturar um campo. Sempre se pergunte se a foto irá parecer melhor se tirada como paisagem ou retrato. Experimente e tente perspectivas diferentes. Procure por ângulos que sejam interessantes e demonstrem o tom e inspiração que você está tentando capturar. (foto índio: Thaís Perpétuo)

Tulips

Equilíbrio

Atingir um bom equilíbrio em suas fotografias requer a combinação certa de cores, formas e área de luz e sombra que se complementam. Atingir o equilíbrio correto em suas fotos é mais fácil do que parece. Pense sobre seu tema e o capture de um ângulo, ponto de vista ou até o momento do dia que focaliza a atenção no tema.

Trees in autumn

Perspectiva

Para capturar a essência da sua experiência quando visualizar uma cena ajuda a adicionar um elemento à sua foto que comunique essa perspectiva. Na foto seguinte, a proa do barco ajuda a adicionar uma perspectiva interessante à vastidão da cena.

Boat on beachSem a proa do barco na foto, a cena seria muito menos interessante e sem nenhum drama.
Boat on beach with bow cut out

Direcione os olhos de quem vê através da foto

Um caminho, uma fileira de postes telefônicos ou até uma linha de cadeiras na praia pode servir de elemento em uma boa foto.

Hiking path

Essas simples orientações devem ajudá-lo a encontrar o “olho de sua câmera”. A chave é experimentar e se divertir, e as fotos resultantes irão causar profunda impressão em qualquer um que as veja.


fonte:

http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/digitalphotography/learnmore/composition.mspx

http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/edicoes/clip/clip8/clip8-videog.htm

http://www.mulherdesign.com.br/a-regra-dos-tercos-na-fotografia

http://oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo/default.asp?a=421&periodo=200807


A dica é o blog Foto Globo. Muito bom, os fotógrafos do Jornal O Globo comentam fotos enviadas por leitores, falam sobre a profissão e muito mais.