Sigminitcs significa Sigminitcs. Simples assim. Aqui você vai encontrar um pouco de técnica, dicas, discussões e etc. sobre fotografia e vídeo.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Quero gravar, e aí????

Apertar o botão REC é mole!
Mas, para você ter controle sobre o que você está gravando e saber que, depois de gravado, vai estar exatamente da maneira que você planejou, é necessário conhecer um pouquinho do funcionamento do seu equipamento.

Qualquer câmera é constituída de alguns elementos básicos: sensor, diafragma (shutter), íris e lente. Vou explicar um pouquinho sobre cada um deles.
  • Sensor: É o elemento que irá receber a luz e transformá-la em sinais elétricos que serão processados e armazenados pela câmera. Este elemento pode ser "regulado" em sua sensibilidade.
  • Diafragma (shutter): Serve para controlar o tempo que o sensor ficará exposto recebendo a luz ;
  • Íris: É um elemento que fica dentro do conjunto de lentes, e serve para controlar a quantidade de luz que irá para o sensor;
  • Lente: É o conjunto ótico que irá formatar a luz para o sensor. Existem diversos tipos de lentes e podemos categorizá-las em três grupos: Grande-Angulares; Normais e Tele-Objetivas.

O diagrama acima serve para qualque dispositivo que capta imagens eletronicamente. Apesar de não parecer, mas a câmera do seu celular tem tudo isto aí.
O diafragma (shutter) não aparece na imagem acima porque, nas câmeras de vídeo e máquinas fotográficas digitais simples, ele é eletrônico. Isto quer dizer que: diferente da fotografia, não existe a "cortina" na frente do sensor(filme), sendo isto feito eletrônicamente pelo sensor.

É muito importante conhecer como funciona o processo de captação de imagens em uma câmera, pois isto irá permitir um maior controle sobre o material capturado (O seu videozinho). Nos próximos posts irei examinar cada um destes elementos e seus "poderes".

...sempre estarei colocando no final dos posts uma dica para facilitar nossa vida...

A dica de hoje é o site http://www.picnik.com/
De maneira muito rápida, intuitiva e grátis, fiz a edição da imagem que ilustra este post. Não é um photoshop, mas é muito superior ao paint do rWindows. Todo o processo é feito no browsewr mesmo, não é preciso instalar nada no computador, e no fianl ele te permite gravar direto no hd. Vale a pena conferir.


terça-feira, novembro 25, 2008

Roupa Nova, Novos Rumos.

Bom. Mudei a cara do blog, tirei a poeira, arranquei as teias de aranha, dei uma renovada no visual.

Infelizmente os comentários das postagens antigas se perderam. Mil desculpas meus amigos...

Estou reativando o blog com novos pensamentos e objetivos.

Pretendo focar meus posts em algo que eu curto muito muito fazer: Vídeo.

Mas minha abordagem vai ser mais tranquila, não vou ficar aqui dizendo que a estética blá, blá, blá.... O que quero é postar umas idéias, dicas, tutoriais e sonhar com um pouco de tecnologia.

O que me fez voltar a escrever foi uma inquietação ao assistir diversos vídeos no youtube, participar de diversos workshops, e andar na rua vendo pessoas fazendo vídeo.
Hoje qualquer um com um celular mais-ou-menos (vc que gastou uma fortuna com seu Iphone não pode não) pode fazer um vídeo. As ferramentas de edição estão cada vez mais poderosas e intuitivas; e minha inquietação está na necessidade que vejo destas pessoas em busca de alguma orientação simples e direta. E é isto que pretendo fazer, vou falar de tudo um pouquinho, desde técnicas de gravação, codecs, sites e pequenos devaneios e viagens na maionese.

Espero que gostem, e não se acanhem de postar dúvidas e/ou sugestões de post

Bj para todos e até o próximo post.