Sigminitcs significa Sigminitcs. Simples assim. Aqui você vai encontrar um pouco de técnica, dicas, discussões e etc. sobre fotografia e vídeo.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Quero gravar, e aí????

Apertar o botão REC é mole!
Mas, para você ter controle sobre o que você está gravando e saber que, depois de gravado, vai estar exatamente da maneira que você planejou, é necessário conhecer um pouquinho do funcionamento do seu equipamento.

Qualquer câmera é constituída de alguns elementos básicos: sensor, diafragma (shutter), íris e lente. Vou explicar um pouquinho sobre cada um deles.
  • Sensor: É o elemento que irá receber a luz e transformá-la em sinais elétricos que serão processados e armazenados pela câmera. Este elemento pode ser "regulado" em sua sensibilidade.
  • Diafragma (shutter): Serve para controlar o tempo que o sensor ficará exposto recebendo a luz ;
  • Íris: É um elemento que fica dentro do conjunto de lentes, e serve para controlar a quantidade de luz que irá para o sensor;
  • Lente: É o conjunto ótico que irá formatar a luz para o sensor. Existem diversos tipos de lentes e podemos categorizá-las em três grupos: Grande-Angulares; Normais e Tele-Objetivas.

O diagrama acima serve para qualque dispositivo que capta imagens eletronicamente. Apesar de não parecer, mas a câmera do seu celular tem tudo isto aí.
O diafragma (shutter) não aparece na imagem acima porque, nas câmeras de vídeo e máquinas fotográficas digitais simples, ele é eletrônico. Isto quer dizer que: diferente da fotografia, não existe a "cortina" na frente do sensor(filme), sendo isto feito eletrônicamente pelo sensor.

É muito importante conhecer como funciona o processo de captação de imagens em uma câmera, pois isto irá permitir um maior controle sobre o material capturado (O seu videozinho). Nos próximos posts irei examinar cada um destes elementos e seus "poderes".

...sempre estarei colocando no final dos posts uma dica para facilitar nossa vida...

A dica de hoje é o site http://www.picnik.com/
De maneira muito rápida, intuitiva e grátis, fiz a edição da imagem que ilustra este post. Não é um photoshop, mas é muito superior ao paint do rWindows. Todo o processo é feito no browsewr mesmo, não é preciso instalar nada no computador, e no fianl ele te permite gravar direto no hd. Vale a pena conferir.


Um comentário:

Rodrigo Manhães disse...

já devidamente assinado!