Sigminitcs significa Sigminitcs. Simples assim. Aqui você vai encontrar um pouco de técnica, dicas, discussões e etc. sobre fotografia e vídeo.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Grave, Grave, Grave!

Nesta antevéspera de natal estava eu colocando alguns assuntos pendentes em dia.

Um deles era copiar para DVD algumas fitinhas antigas de um amigo meu.

Sempre pensei ser besteira pegar um câmera e gravar a esmo. Sempre fui partidário de que tanto na fotografia quanto no vídeo tem que se ter um objetivo claro. Levar a câmera para ficar filmando os amigos bêbados em uma festa? Sempre dizia que aquela fita ia virar um monte de bolor e fungo num canto de armário, inutilizada.

Bom, ainda não sou fã dos cliques desenfrados que quase todos os usuários de câmeras fotográficas digitais fazem. Mas, a partir de agora filmarei a maioria de meus "momentos".

A nostalgia de você se "reencontrar" 10 anos depois é fantástica. E patavinas! Hoje é absolutamente mais fácil do que 10 anos atrás. Meu telefone celular até edita o vídeo que gravo nele.

Mas ainda existe um problema: Armazenamento.

O uso de CDs e DVDs para armazenamento é muito ruim. Não são mídias práticas. Tem que ter todo um ritual (ainda) para fazer a gravação. Ô saudades dos disquinhos de 3 1/2". Bastava encaixar o bichinho lá e ouvir o mantra da gravação.
Tudo bem, concordo que o disquinho era uma merda de frágil, mas muito mais prático gravar nele do que em um CD/DVD.
Acredito muito no futuro dos pen-drives. Mas também são muito inseguros (ainda).

Existe um tecnologia muito promissora que se chama SSD (Discos de Estado Sólido, na abreviação em inglês). É uma tecnologia parecida com a do pendrive, mas com capacidade, confiabilidade e velocidade parecidas com a de um HD normal. Hoje já existem notebooks e câmeras de vídeo que vem com este dipositivo. Acredito que será o futuro dos meios de armazenamento.

Como neste momento não tenho escolha, vou gravar meus momentos em DVD mesmo.
O problema é: O DVD também não é 100% confiável (nenhuma mídia é). Então como fazer para garantir alguns aninhos a mais para os meus arquivos?
Existe um site (em inglês) que pode ajudar um pouco neste trabalho. Vale a pena conferir.

Té a próxima.

PS.: Sr. Vitor, gostaria muito de poder contribuir com a Rede Blog. Adiciona o Sigminitcs lá.

Nenhum comentário: